quinta-feira, 12 de abril de 2012

Falando tecnologicamente sobre a vida


Quando olhamos ao nosso redor, em tudo o que vemos há tecnologia. De uma maneira geral a nossa forma de vida tem se modificado a cada momento. Temos nos adaptado às inúmeras novidades que chegam ao mercado.

Em tudo que fazemos, desde que acordamos até quando vamos dormir, as tecnologias estão presentes. E estamos acostumados a conviver com elas, somos dependentes dessa nova forma de viver, pois são facilitadoras do nosso dia a dia.

A tecnologia da informação tem sido a que mais rapidamente se desenvolve. Está presente em toda parte. No nosso trabalho, em casa, no relacionamento com as pessoas, etc.

E no meio educacional não tem sido diferente. Apesar de muitos entraves e resistência de grande parte dos educadores, muitos já tem certa intimidade ou conhecimento de informática, e de outras tecnologias da informação. O que necessitam é saber como usá-las a seu favor, no seu planejamento e execução de aula, facilitando e agilizando seu trabalho, e promovendo aos alunos uma aprendizagem mais produtiva e preparadora para a vida como um todo.

Acabou o tempo em que a gente estudava, trabalhava e depois se aposentava. Hoje há um processo de interação entre educação e vida profissional que tem que permanecer por toda a nossa vida. É preciso sempre buscar o aperfeiçoamento para que o trabalho seja melhor executado a cada dia, visto que o educador é a profissão das profissões, o formador de todos os profissionais. Essa integração entre tecnologias e educação tem que partir da escola, para que desde o início do processo de aprendizagem o indivíduo aprenda a como lidar, não só com o conhecimento, mas também com esse mundo que se transforma a cada dia, e não ficar para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário