quarta-feira, 25 de abril de 2012

Transformar a Educação com tecnologias

Tudo em nossa vida tem se transformado através da tecnologia da informação, mas parece que a escola está ficando para trás. A forma de ensinar continua a mesma de décadas atrás na grande maioria das escolas do Brasil. As mudanças geram temor e não entendemos por que justamente na escola, onde o saber é gerado, o aprendizado com tecnologias não é praticado.


Como nos adaptaremos às novas tecnologias sem que sejamos instruídos a usar cada uma delas? É necessário especialização, aprimoramento, para que o professor esteja apto a usar com destreza as novas ferramentas que tem à mão para facilitar sua prática pedagógica.

As crianças da geração atual já nasceram nesse mundo transformado, pra elas toda essa tecnologia faz parte de suas vidas, assim como, antigamente, os aparelhos que hoje foram descartados, faziam parte de nossa cultura, nossa forma de viver. Por isso, muitas vezes, as crianças lidam melhor com a tecnologia do que seus pais.

E não resolve se os professores aderirem às novas tecnologias se o método de ensino não mudar. Estaremos apenas nos enganando e continuaremos aquém do que poderemos ser com a ajuda da tecnologia da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário